Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (35) 99754-2785

Encontre o que deseja

NO AR

Piloto Automático

    Alfenas

Feira livre é tombada como patrimônio cultural imaterial de Alfenas, MG

Publicada em 28/08/19 as 09:04h por Pinheirinho FM - 31 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Por RÁDIO PINHEIRINHO FM — Alfenas, MG 26/08/2019 16h02 Atualizado há um dia  (Foto: Pinheirinho FM)

A tradicional feira livre de Alfenas (MG), considerada uma das maiores do Sul de Minas, foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade. Com uma história de quase 60 anos, a feira chega a atrair 20 mil pessoas nas manhãs de domingo e movimenta quase R$ 50 mil por fim de semana.

O processo de tombamento aconteceu com a coleta de dados, depoimentos e solicitações dos moradores. Tudo foi reunido pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio de Alfenas (Comdepa) e seguiu diretrizes do processo de tombamento estadual.

São mais de 450 barracas que movimentam de 900 a 2 mil pessoas, com trabalho direto e indireto. São produtores e produtos de mais de 20 cidades da região.

“Ao registrar a feira como patrimônio imaterial da cidade, ela não pode ser mais deslocada daqui. E também esse formato não pode ser modificado”, explicou o prefeito Luiz Antônio da Silva (PT).

Guilherme Fernandes Gomes deixou a carreira em São Paulo para seguir a tradição da mãe na feira de Alfenas. Hoje, como presidente da Associação das Feiras Livres, ele tenta conquistar melhorias.

“O maior desafio foi regularizar nossa feira, ter leis e diretrizes, que respaldam tanto a pessoa que está aqui trabalhando, tanto aqueles que queiram contribuir com a nossa feira”.

Mais do que tirar o sustento da família das barracas, trabalhar na feira também é um prazer. “Eu gosto de estar aqui na feira, participante com o pessoal, todo mundo é amigo, aparece aqui. Estou aqui na feira pelo gosto de trabalhar na feira”, contou o feirante Jairo Ricci.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Nosso Whatsapp

 (35) 99754-2785

Todos os direitos reservados